Manual para criação de ácaros predadores
[ Orgs ]
O uso abusivo de defensivos químicos e o manejo inadequado de ácaros praga, especialmente Tetranychus urticae, conhecido como ácaro rajado, têm favorecido o desenvolvimento de resistência a acaricidas e, com isso, está cada vez mais difícil manter suas populações em um nível não prejudicial à produtividade e qualidade de frutas, hortaliças e plantas ornamentais.
O uso de ácaros predadores para o controle de ácaros praga é uma alternativa viável e tem se expandindo no Brasil e em outros países. Isso se deve especialmente às vantagens econômicas, associadas à redução nos gastos com defensivos químicos, equipamentos de EPI (equipamentos de proteção individual) e mão de obra para as aplicações; além da praticidade no processo de controle, proteção do meio ambiente, da saúde de todos os envolvidos na cadeia produtiva, inclusive dos consumidores.
Este manual foi elaborado com o intuito de mostrar ao produtor rural como criar ácaros predadores, para que ele possa tornar a produção agrícola de sua propriedade cada vez mais saudável e sustentável, sem perder ganhos econômicos.