Comunicação em transformação

[ Orgs ]

O Grupo de Pesquisa “Comunicação, Mídia e Sociedade” foi criado em 2011 com o propósito de ser um espaço de discussão, produção e publicação dos estudos desenvolvidos pelos pesquisadores e estudantes dos Cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da Universidade do Sagrado Coração.

Ao longo dos 11 anos de existência os pesquisadores e estudantes participantes do grupo dedicaram-se à elaboração e publicação de artigos e tiveram inúmeras oportunidades para socializar seus conhecimentos em encontros e congressos da área. Também, como resultado dos estudos e pesquisas desenvolvidos por docentes e alunos, o grupo produziu duas publicações, uma em 2013 e outra em 2018.

Na atualidade, no âmbito da instituição Unisagrado, o grupo disponibiliza para os interessados e estudiosos da área  “Comunicação em transformação”, uma obra que aglutina as pesquisas produzidas no contexto da pandemia do Covid 19.

Esperamos com essa publicação contribuir com aqueles que têm interesse nos temas abordados em cada capítulo.

Capítulos

Comunicação na Contemporaneidade

As transformações do jornalismo e o futuro da profissão
Amanda Ferreira Medeiros, Daniela Pereira Bochembuzo

Rádio: o hit de todos os tempos – uma investigação sobre a incorporação tecnológica e as mutações na linguagem no jornalismo radiofônico
Daniel Baena Bento, Daniela Pereira Bochembuzo

Um estudo sobre a mulher como fonte de informação na mídia em Bauru
Mayla Fernandes Rodrigues, Érica Cristina de Souza Franzon

Convergência midiática no jornalismo: um estudo de caso do portal UOL TAB
Thaís Ferreira Pereira, Liliane de Lucena Ito

Novos endereçamentos no telejornalismo brasileiro: um estudo sobre o Jornal Nacional, da Rede Globo
Leire Mara Bevilaqua

A representatividade de jornalistas negros no telejornalismo brasileiro
Felipe Matheus de Sousa, Larissa Fernanda Domingues Rosseto

Comunicação, questões sociais e emergenciais

Novas negras narrativas: uma compreensão conceitual
Luana dos Santos Protazio Rocha, Vanessa Grazielli Bueno do Amaral

A representação de minorias sociais nos games sob a perspectiva das relações públicas
Fábio Massayuki Yonamine, Jéssica de Cássia Rossi

Inclusão trans e jogos digitais: o potencial do game A normal lost phone
Gabriela Alves Castro, Liliane de Lucena Ito

Desigualdade de gênero: uma proposta para revisão da comunicação visual de rótulos de cerveja
Ana Laís Pirágine, João Marcelo Ribeiro Soares

Educação, inovações tecnológicas e redes sociais

Desafios da contemporaneidade e das inovações tecnológicas no ensino superior: uma análise sob a ótica das competências digitais
Regina Celia Baptista Belluzzo, Sonia Aparecida Cabestré

A influência dos “Youtubers” no comportamento de compra infantil
Maria Laura Rufatto Arlanch, Vitor Pachioni Brumatti

O uso de estratégias transmídia no aumento do engajamento do público em podcasts
Gabriela Frederice, Vitor Pachioni Brumatti

Tragédia de Brumadinho: uma análise da gestão de crise da mineradora Vale S.A. no Instagram
Stéfani de Oliveira Campos, Erica Cristina de Souza Franzon

Interfaces da comunicação

Marketing e gestão de marca pessoal: uma análise publicitária de influenciadores digitais no Instagram
Geovane Silva Santos, Vanessa Grazielli Bueno do Amaral

Representação de interesses e lobby: Informação e Desmitificação
Israel Angelo dos Santos, Jéssica de Cássia Rossi

A nova imagem do homem na publicidade: uma produção por meio de releituras fotográficas de anúncios publicitários
Rhuan Pedroso, Nirave Reigota Caram

A comunicação política no Twitter de Jair Bolsonaro durante a pandemia da Covid-19
Luiz Henrique Ranzani, Nirave Reigota Caram

Sustentabilidade em eventos: uma possibilidade real e viável para empresas
Penélope da Silva Almeida Santos

SOBRE O LIVRO

Publicado em 2021

ISBN 978-65-86030-81-5

DOI 10.52050/9786586030815

Compartilhe!