Comunicação cidadã: Gênero, raça, diversidade e redes colaborativas no contexto da pandemia

[ Orgs ]

Experimentamos nos últimos anos grandes mudanças em todos os níveis da sociedade: econômico, político, científico, social, entre outros. São forças poderosas quebrando paradigmas e refazendo estruturas centenárias em várias esferas que desafiam as sociedades para outras formas de pensar e de agir. Passada a sacudidela dada pela Pandemia do Covid-19, como afiança a crença mais generalista de que há aspectos positivos, será necessário (re)pensar nas outras ancoragens sociais de forma mais integrada, diversificada, plural e neste cenário estão os processos de comunicação.

Debater comunicação na linha que trabalha a Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã – ABPCom é administrar a magnitude de possibilidades, enxergar polaridades, mas também conhecer e respeitar as fronteiras culturais, entender os cenários e os atores que nele encenam diariamente seus cotidianos. Neste panorama de mudanças e na perspectiva da cidadania e de todas as suas formas, formatos, cores e sabores que realizamos a XV Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã tratando do tema “Comunicação Cidadã: gênero, raça, diversidade e redes colaborativas no contexto da pandemia”. Algumas contribuições estão disponibilizadas nesse volume e sinalizam as mudanças por meio das ações que estão sendo empreendidas nos mais variados espaços da Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã.

 

Organizadores:

 

Mauro Souza Ventura
Doutor em Teoria Literária pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e Livre-Docente em Jornalismo pela Unesp. É professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Maria Cristina Gobbi
Pesquisadora Livre-Docente em História da Comunicação e da Cultura Midiática na América Latina (2014) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Bolsista de Produtividade do CNPq, nível2. Presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (ABPCom), gestão 2019-2023. Fundadora do Grupo Pensamento Comunicacional Latino-Americano Pesquisa (PCLA), registrado no CNPq, desde 2000. Bolsista da Fapesp (Processo 2019 / 26715-2). Ganhadora do Prêmio Luiz Beltrão – Maturidade Acadêmica, da Intercom (2014). Email: mcgobbi@terra.com.br

SOBRE O LIVRO

Publicado em 2021

ISBN 978-65-86030-83-9