Árvores, galhos e outros ramos
“Árvores, galhos e outros ramos”, de autoria de Grace Donati e André Marques, é um projeto de Artes Integradas, que foi premiado no Edital ProAC n.º 40/2017, tendo sido, portanto, subsidiado por verba pública.
O projeto se assentou na livre interlocução entre a poesia, o teatro e a performance, as artes visuais, e a pesquisa aplicada… árvore de todo sabor, olor e linguagem. O “Árvores…” é a expressão exagerada de amor pela natureza e pela vida de cada árvore.
Ao longo de um ano foram produzidas 83 obras, cultivadas na linguagem das Artes Visuais, e 42 poesias, dedicadas a lançar luz a cada minúsculo ramo, pedaço de raiz, cerne, flor e fruto. Foram realizadas cerca de 30 oficinas de Criação, Declamação e Performance, destinadas a grupos específicos e abertas a toda a comunidade. E como exagero de amor foi regra tácita e compartilhada em equipe, uma xiloteca particular teve suas 120 amostras de espécies de árvores, provenientes de cinco continentes, organizadas, catalogadas e apresentadas ao público.
As obras que brotaram deste processo criativo provocam múltiplas interpretações, com grande fluidez entre cores, estilos, formas e linguagens, acerca da grandeza orgânica e simbólica das árvores, cuja existência nos permite a vida. O encontro com cada trabalho atinge a todos ora com asperezas críticas, despertando memórias das nossas afrontas contra a natureza e ora com doces levezas, colocando-nos à sombra de copas frondosas.
A presente obra, último fruto de nossa primeira grande árvore, encontra-se dividida em duas partes. A Parte I se dedica a descrever o desenvolvimento das ações que integraram o projeto e a Parte II entrega ao público todas as poesias criadas ao longo deste doce e paciente cultivo.