Da semente a florada: Colônia Pinhal: 60 anos de histórias

Este livro escrito em comemoração aos 60 anos da comunidade, completados no ano em que os efeitos da pandemia ainda eram sentidos, vem celebrar a história da Colônia Pinhal que se formou pelos imigrantes que passaram a vir ao Brasil depois da Segunda Guerra.

É uma iniciativa importante narrar a história da comunidade, e desta vez na língua portuguesa, língua que os primeiros imigrantes tiveram muita dificuldade de assimilar, mas hoje é essencial para as novas e futuras gerações lerem e conhecerem suas raízes. Não somente isso, vale salientar o caráter informativo e ao mesmo tempo acadêmico do texto, o que permitirá aos interessados pela imigração japonesa no Brasil saber de forma contextualizada no tempo e no espaço como aconteceu esse processo de criação e desenvolvimento da comunidade.

Após a Introdução, o capítulo 1 traça o processo de imigração japonesa no Brasil desde 1908 até chegar à fundação da Colônia Pinhal em 1962, que teve um suporte muito grande do JAMIC/JAMIS, assim como da província de Fukui. O capítulo 2 aborda os aspectos associativos da Colônia Pinhal, destacando a Associação Cultural e Esportiva de Colônia Pinhal e a Cooperativa Agrícola Sul-Brasil. Já o capítulo 3 descreve o papel decisivo da Associação Cultural e Esportiva de Colônia Pinhal na comunidade como espaço social e administrativo e da Cooperativa Agrícola Sul Brasil e suas contribuições para atividades agrícolas das famílias associadas. O capítulo 4 descreve a Colônia Pinhal como um espaço educativo marcado pela presença da “escola japonesa”, enquanto entidade mantenedora de tradição e cultura japonesa, e da “escola brasileira”, que sempre foi essencial para a integração das crianças à sociedade brasileira. Contextualizado dentro da história da educação no Brasil, o capítulo elucida, baseado em diferentes fontes, como a escola pública na Colônia Pinhal foi mudando e se adaptando ao longo dos anos.

Além da contextualização da fundação da Colônia Pinhal dentro da história da imigração japonesa no Brasil, o texto tem seu grande valor por estar fundamentado pelos documentos de fontes primárias da Associação Cultural e Esportiva de Colônia Pinhal, da Cooperativa Agrícola Sul Brasil e da Escola Modelo de Língua Japonesa; e ainda ricamente ilustrado pelos depoimentos dos atuais moradores e moradoras que viveram o trajeto desde os anos iniciais até hoje. Acompanham os depoimentos e o texto muitas fotos preciosas guardadas pelas famílias e pelas entidades da comunidade.

Rememorar os sessenta anos da Colônia Pinhal é homenagear sobretudo, os que estiveram atuantes até agora ao longo destes anos para o bem da continuidade e desenvolvimento da comunidade, assim como os que atuam firmemente na condução de seu trabalho e no voluntariado que prestam hoje em dia para o prol da comunidade. É, ao mesmo tempo, homenagear a todos que aqui estiveram presentes, por terem um dia contribuído para a formação e expansão da Colônia Pinhal. Nesse sentido, o livro vem para reconhecer mais uma vez o árduo trabalho a que se deram as pessoas que hoje são aposentadas e praticam seus esportes coletivos como gateball, assim como seus familiares que se foram, sem testemunhar as seis décadas completadas na Colônia Pinhal.

SOBRE O LIVRO

Publicado em 2024

ISBN 978-85-7917-638-8

DOI 10.52050/9788579176388

PEREIRA, Adriana Aparecida Alves da Silva. Da semente a florada: Colônia Pinhal: 60 anos de histórias. Bauru, SP: Canal 6, 2024. DOI 10.52050/9788579176388. Disponível em: https://canal6.com.br/livreacesso/livro/da-semente-a-florada-colonia-pinhal-60-anos-de-historias/. Acesso em: dia mês ano.

Compartilhe!